Faye Glenn Abdellah



Faye Glenn Abdellah nasceu em 13 de março de 1919, em Nova York e dedicou sua vida inteira à educação de enfermagem centralizada no paciente. Por 40 anos serviu a saúde pública, alertando os americanos sobre os principais problemas na saúde e sobre os cuidados aos idosos e depois como professora desenvolveu métodos de pesquisa cientifica. Faye faleceu aos 98 anos em 24 de fevereiro de 2017.

Em 6 de maio de 1937 um dirigível alemão explodiu em Nova Jersey, onde Abdellah vivia com sua família, na hora ela e seu irmão foram socorrer os feridos. Dando uma entrevista Abdellah lembrou: "Eu podia ver as pessoas saltando do dirigível e eu não sabia como cuidar deles, então foi ai que eu jurei que eu iria aprender enfermagem.".
Faye fez enfermagem na Fitkin Memorial Hospital's School of Nursing, agora nomeada Ann May School of Nursing e continuou os estudos até alcançar o doutorado. Na prática da enfermagem, ela ficou responsável pela área de obstetrícia e ginecologia no Centro Médico Presbiteriano da Universidade Columbia. 

No ramo das forças armadas, Abdellah serviu ao exército na guerra da Coréia e alcançou o posto de almirante de duas estrelas. Por fora do trabalho na guerra, ela ainda dedicou seus esforços aos idosos e foi uma das primeiras no ramo da gerontologia, principalmente na parte política e nos anos de 1970 ela conseguiu estabelecer padrões no lar dos idosos. Sempre realizando visitas aos lares de idosos sem aviso prévio e encontrando desordem. 

As investigações de Abdellah foram vistas com maus olhos e em alguns estados houve uma proibição de que tais visitas fossem realizadas, mesmo assim ela continuou se esforçando para melhorar a saúde e segurança do idoso. Com a distribuição de folhetos que explicavam e alertavam sobre variadas doenças e dicas de segurança sobre o uso de determinados medicamentos. Abdellah também trabalhou com médicos explicando à eles que os idosos eram diferentes de pacientes mais jovens.

Como educadora, compartilhou suas teorias com todos os outros praticantes da enfermagem, ela as levou a França, Portugal, Israel, Japão, China, Nova Zelândia, Austrália, e na ex-União Soviética e também foi consultora de pesquisa na Organização Mundial da Saúde. Ela escreveu vários artigos para importantes revistas e livros,incluindo Effect of Nurse Staffing on Satisfactions with Nursing Care (1959), Patient-centered Approaches to Nursing (1960), Better Patient Care through Nursing Research (1965; revised 1986), and Intensive Care, Concepts and Practices for Clinical Nurse Specialists (1969).

Em 1960, Faye Glenn Abdellah, influenciada pelo desejo de promover cuidados abrangentes de enfermagem com foco no cliente, descreveu a enfermagem como um serviço aos indivíduos. O elemento fundamental da teoria de Abdellah foi a identificação dos problemas corretos de enfermagem, o que resultou em vinte e um problemas de enfermagem, que estão relacionados ao biológico, psicológico e social do indivíduo, identificados através da observação direta das necessidades evidentes e da comunicação e interação com o cliente para as necessidades não evidentes. Foram levantados os pontos positivos e negativos dessa teoria, bem como as semelhanças entre ela e os catorze componentes de atendimento básico da Teoria de Henderson e a hierarquia de necessidades da Teoria de Maslow. Foi traçado ainda um comparativo entre a Teoria de Abdellah e a Sistematização da Assistência em Enfermagem – SAE. Concluiu-se então, que Abdellah foca a sua teoria no cuidar, nas necessidades do indivíduo segundo os problemas de enfermagem e ao delimitar quais são, direciona as funções do profissional enfermeiro. Abdellah reconheceu a necessidade de, ao invés de usar, problemas da enfermagem utilizar problemas do paciente.

No ano de 2000 Faye entrou para National Women's Hall of Fame (salão Nacional de Mulheres da Fama) em Seneca, Nova York. Nasua introdução Abdellah fez um discurso e disse: "Nós não podemos esperar para que o mundo mude... Aqueles de nós com inteligência, objetivo e visão deve assumir a liderança e mudar o mundo. Avancemos juntos! ... Eu prometo nunca descansar até que meu trabalho tem sido realizado com sucesso! "





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo os 21 problemas

Aplicação da teoria